Sistemas Pneumáticos – geração de movimento através do ar

A Hydramaster produz peças de reposição para equipamentos hidráulicos e pneumáticos. A diferença entre esses dois sistemas é de que um funciona através de fluídos (hidráulica) e o outro de gases (pneumática). Vamos tratar especificamente da pneumática, área da engenharia que estuda sistemas desenvolvidos com o objetivo de gerar e transmitir força através da utilização de ar comprimido. Para que este sistema trabalhe corretamente, alguns equipamentos como filtros, válvulas, vedações, mangueiras, e outros são necessários.

A maior vantagem de se utilizar este sistema está no volume e na quantidade ilimitada do ar comprimido, que pode ser armazenado em reservatórios distintos. Os sistemas pneumáticos são comuns em setores de manutenção, além disso, são utilizados para a fabricação e montagem de ferramentas diversas como furadeiras, talhadeiras, britadeiras, martelos, parafusadeiras, entre outros. Esses equipamentos realizam movimentos repetitivos e sua principal característica é a expulsão do ar durante o uso e para que ele realize mais trabalho, é preciso apenas injetar mais ar.

O processo dos sistemas pneumáticos são realizados basicamente com o ar passando primeiro por um sistema de pressurização e em seguida o ar é distribuído para realizarem o trabalho de força nas ferramentas. Os sistemas pneumáticos geralmente apresentam um custo menor e uma aplicação mais rápida. O ar comprimido é o responsável principal neste sistema pois realiza a força para que se tenha a movimentação do eixo ou pistão. Com o uso dos demais componentes, os eixos de máquinas e ferramentas manuais ganham força e conseguem realizar o trabalho para que foram propostos.

 

Posts Similares