Saiba como os fluidos contaminados prejudicam a sua máquina

Para garantir o desempenho e a funcionalidade das máquinas na indústria é essencial que sejam feitas periodicamente a troca dos filtros do sistema hidráulico, considerando que estas podem ser feitas de acordo com as necessidades, características e uso de cada equipamento. Existem diversos fatores que contribuem para que o óleo seja contaminado com o passar do tempo e utilização da máquina, incluindo sujeira, respingo de solda, partículas de borracha de mangueiras e vedações, areia de fundição e sedimentos de metal dos componentes usinados.

Essa contaminação dos fluidos acontece também quando o óleo é inicialmente adicionado à máquina. Durante esse processo as impurezas entram através das tampas de respiro, vedações gastas e outros sistemas de abertura. A operação dos equipamentos também gera contaminação interna, principalmente quando há desgaste de componentes, fazendo com que aconteçam reações entre os produtos químicos e a superfície dos componentes, gerando assim mais contaminação.

O fluido hidráulico inserido nas máquinas tem a função principal de criar um filme lubrificante que mantenha as peças separadas. O ideal é que esse filme seja fino o suficiente para preencher completamente a folga entre as peças. Quando contaminado, os fluídos podem gerar bloqueios dos orifícios, desgaste dos componentes, formação de ferrugem e de outros componentes contaminantes de fluído e até oxidação. Além disso, os fluídos ainda atuam como um meio de transmissão de energia, lubrificam as partes internas dos componentes e atuam como um meio de troca de calor. Se uma destas quatro funções for impedida, o sistema hidráulico não se desempenhará conforme projetado.

Quando realizada a troca ou filtragem de fluidos das máquinas fique atento também aos filtros, pois com o período de utilização saturado, estes estão contaminados com impurezas do sistema e o óleo velho. Sem a substituição do filtro o novo fluído será contaminado, prejudicando o funcionamento do equipamento, fazendo com que este perca potência e força, podendo causar acidentes e altos danos econômicos nas máquinas. A manutenção do fluido hidráulico e troca de filtros realizada através de um programa contínuo de melhorias ajuda a prevenir e a reduzir a parada não planejada de equipamentos da fábrica.

Posts Similares