A importância do Cilindro Hidráulico

A função básica de um cilindro hidráulico é transformar potência ou energia hidráulica em força, potência ou energia mecânica. Com isso, já é possível imaginar a grande utilidade desse mecanismo na indústria. O cilindro hidráulico, também conhecido como motor hidráulico linear, integra diferentes equipamentos. Nele, fica inserido o êmbolo ou pistão, sendo que o seu movimento é determinado conforme a entrada e saída de óleo no cilindro.

O óleo é o fluído hidráulico que é pressurizado (recebe pressão) por um conjunto bomba-motor elétrico, o qual permite a movimentação e funcionamento do cilindro. Em outros termos, a camisa fica fixada e a haste se desloca para fora e para dentro, conforme acionada pelo comando. O cilindro hidráulico é formado por diferentes partes, entre elas, está a haste, camisa, vedação da haste, êmbolo, vedação do êmbolo, anel raspador, flange dianteiro e conexões.

Durante o funcionamento do cilindro hidráulico a força que ele exerce é constante do começo até o final do percurso. A velocidade depende da vazão de fluido e da área da superfície do êmbolo, além disso, o cilindro hidráulico pode realizar forças de tração e/ou compressão.

Posts Similares