Conceitos básicos sobre válvula de controle direcional

As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas são responsáveis por direcionar o fluxo hidráulico ou pneumático para os atuadores e para partes específicas dos circuitos a fim de que estas também assumam as suas funções. Os sistemas hidráulicos necessitam de válvulas para controlar a direção e sentido do fluxo do fluido. Através desse controle, podem-se obter os movimentos desejados dos atuadores (cilindros, motores e osciladores hidráulicos, etc.), de tal forma que, seja possível se efetuar o trabalho exigido.

Existem vários processos para se conseguir um controle do fluxo de fluídos. Vamos exemplificar o funcionamento de uma válvula de controle por registro utilizando a metáfora da torneira. Uma torneira faz parte do cotidiano de todas as pessoas, então mesmo sem ter pleno conhecimento hidráulico, já é possível obter um contato direto com uma válvula de controle direcional. A torneira quando está fechada, mesmo com a água do entrando pelo encanamento, não deixa que essa escoe. A água somente começa a escoar depois que atuamos sobre o registro girando e afastando a vedação interna, permitindo então que ela escoe. A água somente para de escoar quando ocorre novamente a atuação do registro no sentido de bloquear a passagem de água.

As válvulas hidráulicas das máquinas nas indústrias geralmente são compostas por válvulas direcionais nas quais a parte móvel é o carretel. O tipo de acionamento de uma válvula de controle direcional define a sua aplicação no circuito, estes acionamentos podem ocorrer por força muscular, mecânica, pneumática, hidráulica ou elétrica. O processo mais utilizado para controlar a direção e sentido do fluxo de fluido em um sistema é a utilização de válvulas de controle direcional, as quais podem ser de múltiplas vias que, com o movimento rápido de um só elemento controlam a direção ou sentido de um ou mais fluxos diversos de fluido que vão até à válvula.

Uma válvula de controle direcional de 2 vias por exemplo, consiste em duas passagens que são conectadas e desconectadas. Em uma posição extrema do carretel, o curso de fluxo é aberto através da válvula. No outro extremo não há fluxo. Geralmente essa válvula de 2 vias executa a função de liga/desliga. Esta função é usada em muitos sistemas, como trava de segurança e para isolar ou conectar várias partes do circuito.

A Hydramaster trabalha com um estoque de válvulas para circuitos hidráulicos e pneumáticos, além de peças de reposição e equipamentos apropriados para atender as normativas da NR 17.

Posts Similares