Agricultura de Precisão: um paralelo entre seus 29 anos e sua importância ao agricultor

A Agricultura de Precisão (AP) é um assunto bem abrangente, nada simplista e que não se limita somente a algumas culturas ou regiões. É um assunto complexo, que exige conhecimento técnico e prático na atividade.

As práticas da Agricultura de Precisão, surgiram antes do período da Revolução Industrial e segundo pesquisas, indica que nasceu com o objetivo de ser uma técnica para tratar as cultivares em busca do seu melhor rendimento, levando em consideração os aspectos de localização, fertilidade do solo, e outros fatores. Atualmente, a AP é entendida como um sistema de manejo integrado de informações e tecnologia, norteado por conceitos que consideram as variabilidades de espaço e tempo que influenciam na lucratividade e produtividade das lavouras.

Essa prática objetiva o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não se resumindo somente nas aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas sim, uma visão macro de todos os processos envolvendo a produção. Nesse contexto, a AP utiliza um conjunto de ferramentas tecnológicas para o seu funcionamento, como o uso do GNSS (Global Navigation Satelite Sustem), o SIG (Sistema de Informações Geográficas), instrumentos e sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (colo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e de mecatrônica.

Dessa forma, a Agricultura de Precisão, tem uma representatividade significativa no cotidiano dos agricultores quando o assunto é produtividade, pois através desta ferramenta é possível tem um maior controle de sua área, sabendo precisamente onde estão as falhas de produção, bem como, quais áreas estão alcançando um bom resultado. Além disso, quando falamos em lucratividade, a AP tem uma grande importância para quem a utiliza, porque com ela, o agricultor obtém informações precisas sobre suas áreas, e dessa forma, garante a economia na compra de insumos, fertilizantes e outros produtos que fazem parte da prática agrícola.

A Agricultura de Precisão, em seus mais de 29 anos de surgimento, passou por diversas transformações e adaptações para a tecnologia, o que garante a esta prática, uma maior segurança para os agricultores que a utilizam, bem como, resultados reais e mensuráveis, quando o assunto é lucratividade e produtividade.

 

 

Posts Similares