O vazamento de óleo hidráulico é o seu dinheiro escorrendo pelas máquinas
O vazamento de óleo em sistemas hidráulicos é uma situação que traz vários problemas para uma empresa que utiliza máquinas neste sistema, para o meio ambiente pois o óleo é responsável por poluir principalmente as águas em decorrência da eliminação irresponsável e ilegal e para o usuário da máquina/equipamento/veículo. Um único vazamento hidráulico de uma gota por segundo é igual a 1.590 litros de óleo em um período de 12 meses.
O custo com a reposição desses resíduos é surpreendente. Além do alto consumo de lubrificante, os efeitos econômicos dos vazamentos em sistemas hidráulicos incluem operação ineficiente das máquinas, riscos de danos ambientais, segurança e responsabilidade por acidentes, falha prematura de componentes da máquina e má qualidade de fabricação. Se você se preocupa com o funcionamento de seu equipamento hidráulico, deve ficar atento e se certificar de que não há vazamento de dinheiro ocorrendo dentro da indústria.
A baixa viscosidade causada na maioria das vezes pela alta temperatura do fluido das máquinas e equipamentos também aumentam os níveis de vazamento, reduzindo o desempenho do sistema e diminuindo a resistência da película lubrificante, o que resulta em desgaste das superfícies do equipamento e das propriedades do fluido. A temperatura do fluido hidráulico deve ser mantida dentro de um limite aceitável, com uma faixa de operação que mantenha a viscosidade do óleo adequada para realizar os trabalhos na máquina.
O tempo necessário para consertar vazamentos em sistemas hidráulicos pode ser extenso e causar grande estresse, por isso é necessário evitar que eles apareçam. Para isso é importante inspecionar regularmente as mangueiras, vedações e acessórios especialmente se for identificado fissuras e bolhas, indicando condições de superaquecimento ou incompatibilidade no sistema.
Os filtros também devem ser selecionados, inspecionados e substituídos regularmente, e a própria máquina deve ser mantida extremamente limpa. O vazamento do óleo hidráulico é uma das principais causas de contaminação de fluidos nos equipamentos, porque se o óleo pode escorrer através da vedação, contaminantes como poeira, sujeira, água e produtos químicos podem entrar no sistema, causando aumento nas taxas de desgaste por abrasão, adesão, fadiga e corrosão.
Vazamentos hidráulicos custam para o parque industrial milhões de reais por ano e o maior problema associado a este fenômeno é o fato de que as empresas e usuários considerem esse desperdício normal ou dão pouca atenção para os pequenos reparos que podem ser feitos para diminuir os custos de produção.