Unidades hidráulicas geram desempenho e segurança em equipamentos
A Unidade hidráulica é um conjunto de componentes acoplados em um reservatório que contém fluído hidráulico para gerar movimento e força em um determinado atuador linear ou rotativo (cilindro hidráulico e motor hidráulico, por exemplo).
Encontra-se na indústria vários modelos de unidades hidráulicas, que apresentam basicamente as mesmas peças-chave para sua funcionalidade que são os motores elétricos, bomba hidráulica e o comando hidráulico, que pode ser manual, elétrico ou proporcional.
As unidades hidráulicas são customizadas de acordo com a necessidade de aplicação e podem ser projetadas para acionar diversos equipamentos ao mesmo tempo automatizando funções manuais gerando economia de tempo, eliminando esforços físicos e garantindo uma maior qualidade e segurança nos processos.
Para manter esse equipamento em perfeito funcionamento se faz necessária a análise constante do fluido hidráulico a ser utilizado, caso contrário os equipamentos acoplados na unidade e os atuadores terão um desgaste excessivo devido às impurezas que são geradas no interior do reservatório.
É de extrema importância a aplicação de filtros em toda unidade hidráulica para que os mesmos mantenham o equipamento em condições de uso, eliminando diversos problemas em relação ao fluído.
A ideia de funcionamento é bastante simples, onde uma força aplicada em um ponto (saída da bomba) é transmitida para os outros por meio de um fluido incompressível, dessa forma as válvulas realizam o controle, e os atuadores, por sua vez, os movimentos.
Os benefícios das unidades hidráulicas é que elas podem ser instaladas em equipamentos que geram grandes esforços com uma grande precisão e controle no movimento.