Manutenção preventiva de comandos hidráulicos pode reduzir gastos e otimizar o trabalho
Comandos hidráulicos podem ser usados em máquinas e equipamentos industriais, em hidráulica móbil, tratores, empilhadeiras, perfuratrizes, guindastes, entre outros. Em qualquer uma dessas aplicações os comandos hidráulicos permitem o controle dos movimentos através das válvulas que podem ser acionadas manualmente, eletricamente ou por sistema pneumático. São esses comandos que vão direcionar o fluxo de óleo hidráulico para os diversos atuadores (cilindros e motores) da máquina, possibilitando que estes realizem os trabalhos para que foram designados.
A manutenção preventiva de comandos hidráulicos deve ser realizada por empresas especializadas, com técnicos capacitados e que conseguem identificar quais são as falhas apresentadas pelas peças, encontrando uma solução para que o equipamento volte a funcionar corretamente. Além disso, este serviço deve ser realizado periodicamente, a fim de evitar falhas durante as atividades de trabalho e prejuízos desnecessários. Pois em diversas indústrias, as válvulas são consideradas um equipamento de função crítica, pois, ao menor sinal de falha, pode afetar a produtividade, eficácia e resultado dos negócios, de forma única. Sua funcionalidade e, principalmente, vida útil, dependem muito da qualidade dos componentes que se utilizam, bem como de um processo cuidadoso e preventivo de manutenção.
De forma geral, os sistemas hidráulicos são compostos por menos componentes do que conjuntos mecânicos necessários para executar a mesma tarefa, então têm menos itens de manutenção e demandam pouco tempo parado para executar os serviços de reparo, portanto tem menor custo.