Economia na lavoura através da Agricultura de Precisão
Com o avanço tecnológico que tomou conta de diversos setores a nível mundial, facilitou a vida das pessoas e agilizou diversos processos produtivos, e claro, no setor do agronegócio não foi diferente.
A busca constante por empresas do ramo agrícola em desenvolver ferramentas que fossem capazes de auxiliar os produtores rurais a maximizarem suas produções, tornou-se um setor altamente competitivo, principalmente, com a chegada da Agricultura de Precisão no Brasil. Afinal, essa tecnologia tem a capacidade de detectar, monitorar de forma precisa e orientar os agricultores, quanto às formas de gestão de suas propriedades, com o objetivo de melhorar a produtividade, bem como a preservação do meio ambiente e o aumento de sua renda.
Os dados e a tecnologia que a Agricultura de Precisão proporciona, são fundamentais nos conceitos de que o espaço e o tempo, influenciam na produção e rendimento do que está sendo cultivado. Dessa forma, a coleta e a análise das informações são tão importantes aos agricultores para que a AP possa cumprir com o seu objetivo final.
Para entender os benefícios econômicos que a AP proporciona aos agricultores, precisamos ir além do seu conceito. A Agricultura de Precisão, conta com três pontos de excelência de resultados: revolução gerencial, tecnologia de informações e geração de valor à produção. Estes três pilares, precisam ser trabalhados em conjunto para aprimorar a produtividade, volume a ser produzido, qualidade e gerenciamento de preços para competir no mercado interno e externo.
Este sistema de gestão, tem como base os aspectos de solo, fertilizantes, produtividade, ervas daninhas, doenças e pragas para uma atividade precisa. Dessa forma, o sistema de precisão possibilita o uso racional dos insumos, proporcionando para o solo e às plantas doses certas de sementes, nutrientes e defensivos.
Sendo assim, a gestão da propriedade rural é impactada positivamente pela Agricultura de Precisão, porque além de facilitar a rotina produtiva dos agricultores, este sistema, permite que o mesmo, consiga economizar na compra de suprimentos para a cultivar, tendo dados precisos da real necessidade de cada subárea da lavoura.